segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

[OSCAR2016] Resenha: "Star Wars VII: O Despertar da Força"

Oi galera, tudo bem? Desta vez, traremos um filme que quebrou recordes no cinema internacional, chegando ao ranking dos filmes mais rentáveis da história, atrás apenas de Titanic e Avatar, e agora, fora indicado a cinco categorias do Oscar 2016.

"Décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) como principais expoentes. Eles conseguem capturar Poe Dameron (Oscar Isaac), um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker (Mark Hamill). Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey (Daisy Ridley), que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Paralelamente, Poe recebe a ajuda de Finn (John Boyega), um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente. Juntos, eles escapam do domínio da Primeira Ordem."
Voltei! Galera, devo dizer: chorei horrores com esse filme! Eu e a Bruna assistimos juntos no cinema, e ela não acreditava na quantidade de choro, do início ao fim. Não foi fácil! Aqui vai nossa resenha, com o mínimo de spoilers possíveis. "O Despertar da Força" é tudo aquilo que os antigos fãs da saga esperavam: a maioria dos elementos antigos reunidos em torno de uma história já conhecida, porém, com figuras totalmente novas. Parece uma grande confusão, mas é fácil: foi feito para agradar todos os público, e conseguiu.
Não deixou a desejar aos novos fãs da série, cativou com seus personagens carismáticos e efeitos especiais, além da trilha sonora, composta pelo incrível John Williams, vencedor do Oscar pela soundtrack em Uma Nova Esperança e indicado novamente, neste ano.

Como não se apaixonar pelos dróids BB-8 e o reclamão C-3PO, pelo carisma da protagonista Rey (outro ponto em que a Disney acertou em cheio, a contratação da atriz Daisy Ridley), ou se sentir apreensivo pela presença do vilão Kylo Ren? Uma das falhas do filme foi justamente no vilão: não que Kylo Ren seja um "mau vilão", pelo contrário, suas demonstrações de poder e conhecimento na Força são claros, mas não possui a "presença" de seus antecessores, como Darth Vader ou o Imperador Palpatine. Kylo Ren é flagrado muitas vezes tentado pelo lado da luz, o que faz com que o espectador indague se ele tem a capacidade de tomar o que quer, como seus antecessores.

A presença de uma protagonista forte como Rey é a bandeira de um movimento reivindicativo em Hollywood, que exige maior igualdade de gêneros nas telonas, o que dá pontos extras a Star Wars. Forte, mas, em dadas ocasiões, insegura, o que a torna ainda mais identificável com o público que a assiste.
Temos também a história de Finn, um Stormtrooper ligado à Primeira Ordem, que, por algum motivo, decide desertar, e acaba esbarrando em Poe Dameron e na Resistência, um grupo que se recusa a ceder ao autoritarismo da Primeira Ordem. Os efeitos especiais e sonoros, a montagem dos quadros, o figurino, as batalhas de sabre de luz, são fatores que fazem jus à memória das sagas anteriores, e que prometem fazer desta mais uma grande saga no universo de Star Wars.
Em resumo, "Star Wars: O Despertar da Força" é um filme digno de ser assistido diversas vezes, sessão após sessão, que enche os olhos de quem está acostumado com a grandeza dos trabalhos da LucasFilm. É para os fãs antigos e para os fãs novos, para aqueles que buscam o que há de melhor em um filme de ficção científica.
Nota: 9,5/10

8 comentários:

  1. Eu não sou muito fã dos filmes anteriores, então pensei que não gostaria desse também, porém me surpreendi e muito positivamente. Amei o filme, tem de tudo. A mistura dos personagens e histórias antigas com os novos ficou incrível, muito bem formulado e nada forçado!!

    Beijo,
    http://portaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é muito difícil encontrar críticas pra esse filme maravilhoso, e o mais legal é o fato de apresentarem o universo para os novos fãs de uma forma bem esclarecedora! Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Olá!

    A resenha ficou ótima, apesar de eu não ser fã da saga, nem entender muito bem sobre haha. Pelo visto, realmente foi um filme grandioso, talvez eu dê uma chance. (nunca asisti nenhum desses :/ )

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acho que você deveria dar uma chance para a saga toda, vale a pena <3
      Muito obrigada!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Assisti o filme na pré estreia e pra falar a verdade estava bem receosa, não tava dando muita moral não. Estava mais empolgada com a sensação de pré do que com o filme, com medo de ter expectativas e me decepcionar mas me surpreendi. Foi muito bom, uma das melhores sessões do ano e valeu suuper a pena!
    bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jess! Tudo bem e você? O filme foi excelente mesmo, não decepcionou os antigos e novos fãs.
      Beijos, Bruna

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Quer saber? vou dar uma chance para essa saga, pois tua resenha abriu uma luz para mim SHUSHUAH. Nunca assisti nenhum filme da saga e fiquei com vontade de assistir esse no cinema, mas fiquei com medo de ficar boiando o filme todo e então não fui. Mas vou assistir, acho que vou gostar. hahaha
    Beijos!

    xx Mari, devaneiosbm.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari, tudo e você? Aqui é a Bruna. Quado eu fui ao cinema com o Ga, eu também não havia assistido aos filmes anteriores, mas entendi tudo da mesma maneira, porque, ao fazer o filme, foi pensado em nós, meros mortais, que nunca haviamos assistido. E, falando como alguém que NUNCA havia assistido, ou se interessado, vale MUITO a pena!
      Beijos

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo