domingo, 31 de janeiro de 2016

[RESENHA] Um Amor para Recordar, de Nicholas Sparks

Olá, gente, tudo bem? Eu estou muito devagar nas leituras nos últimos tempos, desistindo muito fácil, sem muito ânimo, então estou optando por livros mais curtos, mais fáceis, para tentar voltar ao ritmo. Por isso, escolhi Um Amor para Recordar, do autor Nicholas Sparks, que já estava há um tempo em minha estante. Eu nunca havia visto o filme também, e todos ficam “O QUE? É MUITO BOM, LEIA, ASSISTA”. E eu li, rapidinho, em dois dias. E sabe o que eu achei? Continue lendo!

Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.
Primeiramente, eu não sou uma das maiores fãs do Nicholas Sparks, já li quatro ou cinco livros dele, e sinto que toda vez o enredo segue a mesma linha, o que me deixa desanimada para ler outras obras do autor (por mais que eu tenha mais dois livros dele na estante sem ler). Porém, tenho de admitir que sempre são leituras muito fáceis, por isso acabo optando por ele quando estou sem ritmo de leitura.
Esse foi o livro do Nicholas que menos gostei. Primeiramente, não gostei de Jamie. Eu gosto de personagens que são próximos a realidade, que eu sinto que talvez pudesse trombar com eles na rua, todos com seus defeitos e qualidade. E eu senti que Jamie foi construída e apresentada a nós como sendo perfeita demais para a realidade, muito forçada. Sério, eu fiquei esperando o livro todo por um defeito da personagem. Já Landon não foi nada memorável, creio eu. Um personagem comum, o típico adolescente que muda por amor. Porém, tenho de admitir, poucos fariam o que ele fez no final do livro.
E sobre o final: extremamente previsível. Ninguém nunca havia me dado spoiler sobre o livro, mas a partir de certa parte, eu já sabia exatamente o que iria acontecer. Especialmente depois de alguns diálogos das personagens principais. Mas eu torci intensamente para que Nicholas fizesse como em O Melhor de Mim, e me surpreendesse completamente. Infelizmente, não me surpreendeu em nada. A história em si foi uma decepção. O subtítulo “A história mais comovente de todos os tempos” não descreveu muito bem o livro para mim. Claro, há toda a carga dramática, as situações complicadas, mas as personagens foram fracas e a história previsível. Esse foi o ÚNICO livro de Sparks que não chorei (e eu já estava preparada, com um rolo de papel higiênico), uma surpresa para uma chorona como eu. Não é um livro que eu recomendaria a leitura, ou leria novamente.


18 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Também não gostei muito do livro.
    O filme foi minha paixão aos 15 anos, eu era obcecada! Quando li, foi decepcionante. Não acreditei que um filme tão maravilhoso (na minha opinião) saiu daquele livro. Particularmente, achei um bom exemplo de quando o filme é melhor que o livro.
    Não leio muito as obras do autor, mas das que li o único que gostei foi Querido Jhon.
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo e você?
      Como eu ainda não assisti ao filme, não posso julgar! Hahah. Mas espero assistir logo e poder fazer uma crítica em comparação.

      Excluir
  2. Olá!
    Não li o livro, mas já vi o filme. Eu também não era muito chegada no Nicholas, sempre achei as histórias dele muito dramáticas e TODAS tinham que ter uma morte, mas agora já aceitei, hahahh, gosto muito do filme Diário de Uma Paixão, é um dos meus favoritos.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! SIM, TODOS os livros que li dele tem uma morte HAHAH. Eu tenho de assistir para avaliar!
      Beijos

      Excluir
  3. Eu tenho uns 5 livros do Sparks, mas 2 não lidos ainda, esse também eu não li, mas eu não tenho muita vontade de ler porque assisti o filme e percebi que o Sparks sempre tem um final triste nas historias dele,já percebeu? ele mata todo mundo kkk e além do mais acho que não to com saco pra ler os romances dele, mas li Diario de uma paixão e se tornou o meu favorito dele <3
    Beijos
    http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já percebi! E é o que mais me irrita! Eu já li e é bem fofinho. No começo fiquei boiando, mas até que gostei

      Excluir
  4. Não sabia que o livro fosse ruim. Eu assisti ao filme. Gostei da história e das músicas. O que você achou do filme?

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca assisti ao filme, para falar a verdade, mas depois de várias pessoas falando nos comentários que o filme é melhor, vou procurar para assistir!
      Beijos

      Excluir
  5. Não gosto muito de ler os livros do Nicholas Sparks... eles parecem ser quase a mesma coisa (tendo como base os livros do autor que eu já li). Prefiro assistir aos filmes os quais são baseados nos romances dele. Ótima resenha!
    ps.: Indiquei você para responder uma TAG lá no meu blog! http://sector-12.blogspot.com.br/2016/02/tag-sisterhood-of-world-bloggers-awarld.html
    Beijos,
    Luana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, sempre tem uma tragédia no fim hahah! Só assisti Querido John e A Última Música, são legais para passar o tempo.
      Obrigada por indicar <3 Vou lá ver!

      Excluir
  6. Oi Bruna, diferente de você, sou uma grande fã de Nicholas Sparks hahahaha não acho que as histórias dele seguem sempre a mesma linha, em cada uma eu encontro particularidades próprias que me encantam pela sua escrita, mas sei que ele é um autor que gera divergências, o que é compreensível. Mas, tenho que concordar que esse livro em particular não é o supra sumo de sua obra, e o filme ficou muito além do livro, gerando muitas expectativas. Espero que isso não a traumatize e a impeça de conhecer outros trabalhos dele.
    Beijo, beijo.
    ameninaquenaoparadeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! De maneira alguma, sou sempre livre a ler e tirar minhas conclusões sobre o livro, tanto que, como eu disse no post, adorei O Melhor de Mim, me surpreendeu muito.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá!!! Também tive essa impressão a respeito do livro... Apesar de ser uma história muito bonita, não me encantou tanto quanto as outras obras dele... Ah, obrigada por ter visitado nosso blog! Seguindo também!

    Abraços!

    http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie. Um Amor Para Recordar foi o meu primeiro livro do Tio Sparks e eu simplesmente adorei <3

    Percebeu meu sumiço? Aconteceu um probleminha com meu PC.

    garotoliterariio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você teve um experiência positiva com a leitura.
      Percebi sim, você sempre estava por aqui!
      Beijos

      Excluir
  9. Sou apaixonada pelo filme, a leitura me decepcionou bastante. :(

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo